quinta-feira, 14 de junho de 2012

Amsterdam Sauer


Ser noiva é pensar o tempo todo em detalhes para o casamento e um desses detalhes que não me sai da cabeça é "Que joias usarei na cerimônia?". É um tanto o quanto ridículo porque eu nem sei como será o meu vestido (faço ideia, mas não vi isso com calma ainda). Mas, ridículo ou não, eu já combinei com a minha sogra que, se o meu vestido permitir, casarei com um colar de pérolas que foi da mãe dela. Além de ser bonito e delicado, acho muito bom levar comigo ao altar lembrança de alguém que foi muito especial. Para o casamento civil pretendo usar uma pulseira da mamãe que eu namoro desde que era criança, viu mãe?

E nesse clima de joias para o casamento, resolvi comprar um colar e uma pulseira de pérolas da Amsterdam Sauer que havia visto no site deles:
Essas peças só são vendidas pela internet, não há como comprá-las diretamente nas lojas físicas. O ruim é que você compra sem ter ideia de como elas são. Nessa compra às cegas acabei me frustrando, mas não dava para esperar muito de uma peça tão barata (não que R$306,00 seja barato, mas dado que é um colar de pérolas...). Enfim, as peças custaram: 
  • à vista R$306 ou em 3xR$120 (R$360), o Colar Pérolas Luz 2 voltas 
  • à vista R$255 ou em 3xR$100 (R$300), a Pulseira Pérolas Luz 3 voltas 
A Amdterdam permite  que você vá buscar o produto em uma das lojas da rede, sem custo adicional, ou que o receba em casa mediante o pagamento de frete e de seguro. Simulei a entrega para os meus endereços no Rio e em Fortaleza e verifiquei que o frete é o mesmo R$24,00. A esse valor é adicionado 1% do valor do pedido a título de seguro. Então, se o pagamento fosse feito à vista, o frete sairia por R$26,01 e, se o pagamento for feito a prazo, R$30,6.


Apesar de individualmente casa produto só puder ser parcelado em 3 vezes, o total do pedido poderia ser parcelado em até 6 vezes. Mas eu optei por ir buscar os produtos na loja, e por fazer o meu pagamento em apenas uma parcela no cartão para poder usufruir do desconto de 15% que é dado para compras à vista. Pedi para receber meu pedido na loja de Ipanema porque as lojas de Copacabana não estavam disponíveis no site para receber as encomendas.

Fiz o pedido dia 29 de maio, o site não me informou o prazo em que eu poderia ir buscar as peças na loja. No dia 31 eu liguei para o "fale conosco" para me informar acerca do status do meu pedido e a atendente disse que em até 5 dias úteis eu receberia um e-mail avisando que o meu produto estaria disponível na loja. Como não recebi nenhum e-mail da Amsterdam e nenhuma resposta à mensagem que havia enviado para o site no dia 8 de junho, enviei outra mensagem no dia 11 perguntando do status do meu pedido. Eles me responderam copiando um e-mail que supostamente me haviam enviado no dia 31 de maio, informando que o meu pedido já estava disponível na loja que indiquei no ato da compra.

Vasculhei a minha caixa de e-mail, inclusive as pastas de spam e de mensagens excluídas, e não achei e-mail algum deles. Achei o cúmulo da cara de pau dizer que já tinham me avisado.

Enfim, fui buscar as peças na loja de Ipanema bem simples (de short, sapatilha, blusa de algodão e jaqueta), porque aqui no Rio eu ando do jeito mais confortável que consigo. A vendedora foi muito educada, mas não conseguia disfarçar aquela cara de "o que essa pobre está fazendo aqui?".

Quando eu estava pesquisando acerca das alianças, vi um blog que criticava o atendimento da Vivara na loja da Barra. Estranhei, porque o atendimento nas duas lojas da Vivara de Fortaleza é excelente (e é porque já fui lá de chemise com chinelo velho e as moças sempre me atenderam muito bem). Então, não sei se é algo comum às joalherias cariocas e nem vou saber porque não pretendo pôr os pés em outra joalheria daqui.

Enfim, essa é uma das razões pelas quais prefiro comprar pela internet. Além de podermos explorar todos os produtos tranquilamente sem ter ninguém nos pressionando a nada, não precisamos aturar a cara de certas vendedoras quando resolvemos sair de casa mais à vontade. Enfim, há comentários politicamente incorretos que desejo fazer, mas guarda-los-ei só par mim para evitar qualquer mal entendido.

Outro ponto negativo que percebi na loja, não há muitas peças à mostra para aguçar o interesse do cliente. Acho um saco ter que depender da vendedora até para desejar alguma coisa. A Vivara e a H.Stern, por exemplo, têm peças expostas pela loja (lógico que protegidas por vidros) e na Amsterdam Sauer de Ipanema só havia poucas peças expostas na vitrine externa. Na área interna só havia mesas para atendimento.

Também, comparando a Amsterdam Sauer com a Vivara a garantia é também outro ponto negativo. Na Vivara a garantia das joias é eterna (eu nunca precisei da garantia, então não posso discorrer acerca desse serviço) e na Amsterdam Sauer o certificado de garantia diz expressamente assim:

"A Amsterdam Sauer garante o reparo gratuito deste produto pelo período de um ano, a partir da data de sua compra. Esta garantia cobre eventuais defeitos de fabricação. São excluídas da garantia avarias decorrentes de acidentes, uso indevido e submissão da peça a agentes químicos."


Enfim, eu me senti comprando uma geladeira.

Como eu não ganho o meu dinheiro apanhando, não quero gastá-lo sofrendo. Então, dificilmente voltarei a comprar na Amsteram Sauer (não digo nunca para não morder a língua, ninguém sabe o dia de amanhã). 

Ah, para os colegas advogados de plantão, a Amsterdam Sauer tem convênio com a OAB, mas só vale para compras em lojas físicas:

"20% de desconto para compras à vista (dinheiro, cheque, cartão de débito ou crédito em uma vez). 15% de desconto para pagamentos em até três vezes. 10% de desconto para pagamentos parcelados em até quatro vezes."






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