Ser noiva é pensar o tempo todo em
detalhes para o casamento e um desses detalhes que não me sai da cabeça é
"Que joias usarei na cerimônia?". É um tanto o quanto ridículo porque
eu nem sei como será o meu vestido (faço ideia, mas não vi isso com
calma ainda). Mas, ridículo ou não, eu já combinei com a minha sogra
que, se o meu vestido permitir, casarei com um colar de pérolas que foi
da mãe dela. Além de ser bonito e delicado, acho muito bom levar comigo
ao altar lembrança de alguém que foi muito especial. Para o casamento
civil pretendo usar uma pulseira da mamãe que eu namoro desde que era
criança, viu mãe?
E
nesse clima de joias para o casamento, resolvi comprar um colar e uma
pulseira de pérolas da Amsterdam Sauer que havia visto no site deles:


Essas
peças só são vendidas pela internet, não há como comprá-las diretamente
nas lojas físicas. O ruim é que você compra sem ter ideia de como elas
são. Nessa compra às cegas acabei me frustrando, mas não dava para
esperar muito de uma peça tão barata (não que R$306,00 seja barato, mas
dado que é um colar de pérolas...). Enfim, as peças custaram:
- à vista R$306 ou em 3xR$120 (R$360), o Colar Pérolas Luz 2 voltas
- à vista R$255 ou em 3xR$100 (R$300), a Pulseira Pérolas Luz 3 voltas
A
Amdterdam permite que você vá buscar o produto em uma das lojas da
rede, sem custo adicional, ou que o receba em casa mediante o pagamento
de frete e de seguro. Simulei a entrega para os meus endereços no Rio e
em Fortaleza e verifiquei que o frete é o mesmo R$24,00. A esse valor é
adicionado 1% do valor do pedido a título de seguro. Então, se o
pagamento fosse feito à vista, o frete sairia por R$26,01 e, se o
pagamento for feito a prazo, R$30,6.
Apesar
de individualmente casa produto só puder ser parcelado em 3 vezes, o
total do pedido poderia ser parcelado em até 6 vezes. Mas eu optei por
ir buscar os produtos na loja, e por fazer o meu pagamento em apenas uma
parcela no cartão para poder usufruir do desconto de 15% que é dado
para compras à vista. Pedi para receber meu pedido na loja de Ipanema
porque as lojas de Copacabana não estavam disponíveis no site para
receber as encomendas.
Fiz
o pedido dia 29 de maio, o site não me informou o prazo em que eu
poderia ir buscar as peças na loja. No dia 31 eu liguei para o "fale
conosco" para me informar acerca do status do meu pedido e a atendente
disse que em até 5 dias úteis eu receberia um e-mail avisando que o meu
produto estaria disponível na loja. Como não recebi nenhum e-mail da
Amsterdam e nenhuma resposta à mensagem que havia enviado para o site no
dia 8 de junho, enviei outra mensagem no dia 11 perguntando do status
do meu pedido. Eles me responderam copiando um e-mail que supostamente
me haviam enviado no dia 31 de maio, informando que o meu pedido já
estava disponível na loja que indiquei no ato da compra.
Vasculhei
a minha caixa de e-mail, inclusive as pastas de spam e de mensagens
excluídas, e não achei e-mail algum deles. Achei o cúmulo da cara de pau
dizer que já tinham me avisado.
Enfim,
fui buscar as peças na loja de Ipanema bem simples (de short,
sapatilha, blusa de algodão e jaqueta), porque aqui no Rio eu ando do
jeito mais confortável que consigo. A vendedora foi muito educada, mas
não conseguia disfarçar aquela cara de "o que essa pobre está fazendo
aqui?".
Quando
eu estava pesquisando acerca das alianças, vi um blog que criticava o
atendimento da Vivara na loja da Barra. Estranhei, porque o atendimento
nas duas lojas da Vivara de Fortaleza é excelente (e é porque já fui lá
de chemise com chinelo velho e as moças sempre me atenderam muito bem).
Então, não sei se é algo comum às joalherias cariocas e nem vou saber
porque não pretendo pôr os pés em outra joalheria daqui.
Enfim,
essa é uma das razões pelas quais prefiro comprar pela internet. Além
de podermos explorar todos os produtos tranquilamente sem ter ninguém
nos pressionando a nada, não precisamos aturar a cara de certas
vendedoras quando resolvemos sair de casa mais à vontade. Enfim, há
comentários politicamente incorretos que desejo fazer, mas guarda-los-ei
só par mim para evitar qualquer mal entendido.
Outro
ponto negativo que percebi na loja, não há muitas peças à mostra para
aguçar o interesse do cliente. Acho um saco ter que depender da
vendedora até para desejar alguma coisa. A Vivara e a H.Stern, por
exemplo, têm peças expostas pela loja (lógico que protegidas por vidros)
e na Amsterdam Sauer de Ipanema só havia poucas peças expostas na
vitrine externa. Na área interna só havia mesas para atendimento.
Também, comparando a Amsterdam Sauer com a Vivara a garantia é também outro ponto negativo. Na Vivara a garantia das joias é eterna (eu nunca precisei da garantia, então não posso discorrer acerca desse serviço) e na Amsterdam Sauer o certificado de garantia diz expressamente assim:
"A Amsterdam Sauer garante o reparo gratuito deste produto pelo período de um ano, a partir da data de sua compra. Esta garantia cobre eventuais defeitos de fabricação. São excluídas da garantia avarias decorrentes de acidentes, uso indevido e submissão da peça a agentes químicos."
Enfim, eu me senti comprando uma geladeira.
Também, comparando a Amsterdam Sauer com a Vivara a garantia é também outro ponto negativo. Na Vivara a garantia das joias é eterna (eu nunca precisei da garantia, então não posso discorrer acerca desse serviço) e na Amsterdam Sauer o certificado de garantia diz expressamente assim:
"A Amsterdam Sauer garante o reparo gratuito deste produto pelo período de um ano, a partir da data de sua compra. Esta garantia cobre eventuais defeitos de fabricação. São excluídas da garantia avarias decorrentes de acidentes, uso indevido e submissão da peça a agentes químicos."
Enfim, eu me senti comprando uma geladeira.
Como
eu não ganho o meu dinheiro apanhando, não quero gastá-lo sofrendo.
Então, dificilmente voltarei a comprar na Amsteram Sauer (não digo nunca
para não morder a língua, ninguém sabe o dia de amanhã).
Ah, para os colegas advogados de plantão, a Amsterdam Sauer tem convênio com a OAB, mas só vale para compras em lojas físicas:
"20% de desconto para compras à vista (dinheiro, cheque, cartão de débito ou crédito em uma vez). 15% de desconto para pagamentos em até três vezes. 10% de desconto para pagamentos parcelados em até quatro vezes."
"20% de desconto para compras à vista (dinheiro, cheque, cartão de débito ou crédito em uma vez). 15% de desconto para pagamentos em até três vezes. 10% de desconto para pagamentos parcelados em até quatro vezes."
Nenhum comentário:
Postar um comentário